Vitamina E

Vitamina E: benefícios, para que serve e alimentos que contêm

Vitamina E: benefícios, para que serve e alimentos que contêm

Cada vez mais pessoas sentem os sintomas da falta de vitamina E. Para quem não conhece, ela é muito importante como antioxidante, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, ajuda a melhorar a aparência da pele, melhora o sistema imunológico e ainda dá uma tonificada nos músculos. Então, confira mais sobre cada um desses benefícios e saiba onde encontrar essa vitamina tão importante.

Vitamina E

Os benefícios mais importantes da vitamina E são:

Ação Antioxidante

Tida como o benefício mais importante, a vitamina é capaz de destruir os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas. Sua ação antioxidante protege as gorduras do corpo contra a oxidação, provocando a defesa da membrana exterior das células, contribuindo para a renovação celular.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Ela também evita a oxidação do colesterol LDL, que uma vez oxidado passa a se acumular nas artérias. Ela cuida da saúde circulatória dilatando os vasos sanguíneos e prevenindo os coágulos.

Diabetes

A vitamina E tem ainda um papel super importante na produção de glicose no organismo, ajudando assim problemas como as diabetes ou a hipoglicemia.

Pele

Os radicais livres são famosos por provocar o envelhecimento e a vitamina E atua para a boa aparência da pele e renovação celular. Por este motivo é muito usada nos cosméticos para a hidratação e proteção solar também.

Sistema Imunológico

Várias pesquisas indicam que a imunidade depende amplamente de bons níveis da vitamina e demonstra sua eficácia especialmente em pessoas com a imunidade debilitada pelo envelhecimento ou câncer.

Massa muscular

Como a vitamina E influencia o sistema circulatório e também regula os níveis de cálcio e potássio, ela protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Os músculos então se recuperam mais rápido, facilitando o ganho de massa muscular.

Onde encontramos a Vitamina E?

Ela é encontrada em cereais, óleos vegetais escuros, sementes, peixes, carne de fígado, ovos, frutas e legumes. Os alimentos mais ricos em vitamina E são:

  • Óleo de gérmen de trigo
  • Semente de girassol
  • Óleo de girassol
  • Castanha do pará
  • Pistache
  • Espinafre
  • Aspargo
  • Abacate
  • Sardinha
  • Salmão

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