vitamina c manipulada

Vitamina C manipulada: tudo que você precisa saber

Vitamina C manipulada: tudo que você precisa saber

A vitamina C manipulada já é conhecida pelos benefícios à saúde, como a ação antioxidante, atuação na melhora do sistema imunológico, além de ser fundamental para a adequada absorção de ferro pelo organismo. Porém, essa vitamina também tem efeitos significativos para a saúde da pele e tem sido constantemente indicada por especialistas em tratamentos estéticos, principalmente para o rosto. “A vitamina C participa da formação do colágeno e da elastina promovendo dessa forma a renovação celular, sendo um potente anti-idade. Estudos têm demonstrado que essa vitamina em sua forma tópica, ou seja, aplicada na pele, ainda tem função fotoprotetora contra os raios UVA e UVB, além de melhorar a distribuição de melanina, substância que dá cor da pele, favorecendo uma cor uniforme, suavizando manchas e uniformizando os tons”. Explica a doutora Ariana Garcia. Então, conheça mais sobre essas e outras características dessa vitamina C manipulada.

Neste artigo você vai ver sobre:

  • Vitamina C manipulada para o rosto
  • Vitamina C pura em farmácia
  • Preço da vitamina C
  • Quais os benefícios da vitamina C para a pele do rosto
  • O que é vitamina C tópica
  • Qual o efeito da vitamina C na pele
  • Qual a melhor vitamina para a pele do rosto
  • Quais são os benefícios da vitamina C para o organismo
  • Onde se encontra a vitamina C
  • Quantas vezes por dia você pode tomar vitamina C

 

#1 – Vitamina C manipulada para o rosto

vitamina c manipulada

A vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo: necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos. Suplementação de antioxidantes por via oral, entre eles a vitamina C manipulada na forma de cápsulas, é considerada potente sequestradora de radicais livres. O método da suplementação é bastante utilizado pelas pessoas que não conseguem manter uma alimentação balanceada, necessitando desta maneira suplementar os nutrientes que estão em carência em seu organismo. Quando há carência de vitamina C em alguma função do organismo, ele a retira da pele, tornando-a vulnerável. O stress físico ou emocional aumenta ainda mais essa demanda por vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele. Por isso, tenha sempre uma boa quantidade dela no seu organismo para não afetar sua pele!

#2 – Vitamina C pura em farmácia

vitamina c para o rosto

A vitamina C pura é altamente instável. A oxidação dessa vitamina pode ocorrer na presença de ar (oxigênio), luz, água e temperatura elevada, segundo o pesquisador em desenvolvimento cosmético Cleber Barros. “Um dos maiores desafios do formulador é evitar a oxidação da vitamina C na formulação”. Por isso, o pesquisador citou 7 dicas para para a manipulação correta da vitamina C pura em farmácia.

  1. Temperatura correta
  2. PH ideal
  3. Adição de ácido ferúlico
  4. Adição de emulsionantes e umectantes
  5. Base anidra
  6. Viscosidade
  7. Embalagem

#3 – Preço da Vitamina C

preço da vitamina c

O preço é essencial para quem deseja comprar vitamina C manipulada. Por isso, é muito importante pesquisar bastante nas farmácias de manipulação, para encontrar farmácias de qualidade e com um preço justo. Pensando nisso, a plataforma online Manipulaê pode fazer todo o trabalho para você. Funciona assim:

  1. Acesse a plataforma de cotação online da Manipulaê com a receita em mãos: https://www.manipulae.com.br/cotar
  2. Receba o orçamento da sua vitamina C manipulada de diversas farmácias de manipulação. É importante destacar que todas essas farmácias são rigorosamente selecionadas.
  3. Escolha o orçamento desejado.
  4. Receba sua vitamina C manipulada em casa.

Fácil, não é mesmo? Assim você pode aproveitar todas as vantagens da vitamina C pelo melhor preço e com qualidade garantida!

 

Principais dúvidas sobre a vitamina C manipulada

Respondemos as principais dúvidas sobre a vitamina C manipulada. Se você tiver mais alguma dúvida, é só perguntar nos comentários que a gente responde! =)

 

1) Quais os benefícios da vitamina C para a pele do rosto?

Usar a vitamina C na pele é uma excelente estratégia para eliminar as manchas causadas pelo sol, deixando a pele mais uniforme. Além disso, os produtos com vitamina C contribuem para eliminar as rugas e linhas de expressão devido a formação do colágeno, e também é um excelente antioxidante intracelular, que protege o DNA das células.

Assim, os principais benefícios da vitamina C para o rosto são:

  • Combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele;
  • Clarear a pele, combatendo as manchas causadas pelo sol, acne ou sardas;
  • Atenuar rugas e linhas de expressões;
  • Proteger as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante;
  • Hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa.

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da vitamina C na pele é usando um creme com vitamina C. O ideal é aplicar na pele 1 vez ao dia, após lavar o rosto com água e sabonete líquido, que é mais hidratante. Mas uma outra forma de uso é aplicar uma máscara caseira preparada com vitamina C em pó, linhaça e mel.

 

2) O que é vitamina C tópica?

O corpo não é capaz de produzir a Vitamina C naturalmente e, por isso, é preciso obtê-la de outras formas. Algumas das mais comuns são através de uma alimentação rica em frutas cítricas, vegetais folhosos ou suplementação via oral, na maioria da vezes em forma de cápsulas.

Porém, outra forma de adquirir a Vitamina C é através da aplicação tópica, como no uso de cosméticos para áreas específicas. Desta forma, os níveis da substância na pele são de 20 a 40 vezes maiores do que aqueles conseguidos pela ingestão oral. Nos cosméticos vitaminados, procure em suas composições os derivados da Vitamina C e combinações de ativos que potencializam sua ação sobre a pele, como o ácido ferúlico.

 

3) Qual o efeito da vitamina C na pele?

Os efeitos da vitamina C na pele são diversos e extremamente benéficos. A vitamina é capaz de aumentar a produção de colágeno, clarear as manchas da pele, proteger contra os danos da exposição solar, cicatrizar feridas e minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Isso quer dizer uma pele mais firme, radiante e com menos linhas de expressão e rugas. Não há contraindicação: a substância pode ser usada como efeito preventivo em todos os tipos de pele.

A vitamina C tópica, encontrada em cremes, loções e géis, mantém uma concentração maior na pele do que quando ingerida por via oral. Abaixo, alguns motivos para você incluir formulações com vitamina C nos seus cuidados estéticos.

 

  • Combate as rugas

A vitamina C é um dos fatores essenciais para a produção e estabilização do colágeno, especialmente dos colágenos I e III, os principais do corpo. O colágeno mantém mais água e elasticidade nas fibras, prevenindo o surgimento de rugas. Além da pele, o colágeno também ajuda a deixar cabelos e unhas mais bonitos.

 

  • Reduz danos do sol

A ação antioxidante da vitamina C protege a pele dos raios solares e reduz os efeitos provocados pelo sol. Isso ocorre tanto para o envelhecimento quanto para o surgimento do câncer de pele, agindo em parceria com os filtros solares. Porém, não quer dizer que a vitamina C seja substituta do protetor solar, porque funciona para outros propósitos. A vitamina C não protege de queimaduras solares, mas da liberação de radicais livres pelos raios ultravioletas.

 

  • Antioxidante

Os radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo próprio organismo ou por fatores externos como sol, cigarro, estresse e poluição, que em condições normais, o corpo se encarrega de neutralizar naturalmente. As substâncias antioxidantes são as responsáveis por reagir e neutralizar os níveis de radicais livres no organismo. E a notícia boa? A vitamina C é rica em antioxidantes e neutraliza os radicais livres pelas reações químicas. Além disso, a vitamina C tem efeito clareador e melhora a imunidade. É fundamental no processo de cicatrização e produção de colágeno, previne doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, catarata, melhora a fertilidade masculina e a absorção de ferro.

 

4) Qual a melhor vitamina para a pele do rosto?

Várias vitaminas são excelentes para o rosto. As vitaminas A e B são ótimas para deixar a pele mais firme e menos oleosa e a vitamina E tem um grande poder antioxidante. Porém, nenhuma supera a vitamina C, que como citado acima, é extremamente benéfica e é a mais comercializada para melhorar a pele.

 

5) Quais são os benefícios da vitamina C para o organismo?

A vitamina C possui diversos benefícios para o organismo, como a atuação na melhora do sistema imunológico, fundamental para a absorção de ferro, regulamentação do metabolismo, protege contra doenças cardiovasculares, ajuda a queimar gordura, aumentar a massa muscular, entre outras tantas ações positivas para o corpo.

 

6) Onde se encontra a vitamina C?

​Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que em excesso favorecem a instalação de doenças.

Para aproveitar todos os benefícios da vitamina C presente no alimento, é recomendado consumir o alimento em sua forma natural, uma vez que o calor pode diminuir a quantidade de vitamina. Além disso, é sempre bom comer frutas ou sucos frescos. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C:

  • Acerola
  • Laranja
  • Morangos
  • Goiaba
  • Amora
  • Agrião
  • Mamão
  • Kiwi
  • Manga
  • Pimentão verde e vermelho
  • Brócolis
  • Couve
  • Ervilhas
  • Batata
  • Maçã
  • Tomate
  • Repolho
  • Camu- camu
  • Gubinge: planta com maior concentração de vitamina C do mundo (100 vezes mais que a laranja)

Além das frutas e verduras, é possível encontrar vitamina em diversos produtos. A vitamina C de 1g efervescente está indicada para a prevenção e tratamento da deficiência desta vitamina, que tem inúmeros benefícios e está disponível em farmácias com os nomes comerciais Redoxon, Cebion, Energil ou Cewin, por exemplo, com um preço que pode rondar entre 9 e 14 reais.

Em alguns casos, os suplementos alimentares com vitamina C podem conter outras substâncias, como o zinco, vitamina D ou equinácea, por exemplo, que também fortalecem o sistema imune.

 

7) Quantas vezes por dia posso tomar vitamina C?

A quantidade diária de vitamina C recomendada varia de acordo com os hábitos de vida da pessoa. Para adultos saudáveis, a dose diária recomendada é de 65 mg, enquanto que para fumantes a quantidade é de 20 mg a mais por cada cigarro fumado, por exemplo.

Apesar disso, como a poluição e o uso de medicamentos podem interferir no processo de absorção e disponibilidade de vitamina C no sangue, a dose corrigida de vitamina C deve ser em torno de 120 mg por dia para adultos saudáveis, o que corresponde a um copo de suco de laranja.

 

# Bônus: outros tipos de vitaminas

Além da vitamina C manipulada, você pode encontrar outros tipos de vitaminas que também ajudam a melhorar a pele, unhas, cabelos e é claro, a saúde! Por isso, preparamos dois artigos exclusivos sobre essas vitaminas para você ficar expert em vitaminas e usá-las a seu favor.

Vitamina E: benefícios, para que serve e alimentos que contêm

Vitamina D manipulada: 3 dúvidas mais comuns