3 dicas essenciais para melhorar sua saúde

3 dicas essenciais para melhorar sua saúde

Como está sua saúde? Você tira um tempo para cuidar dela ou só quando você adoece? A qualidade de vida é fundamental para uma vida plena, mas nem sempre as pessoas dão a devida atenção para ela, seja por falta de tempo ou por não ter hábitos saudáveis . Por isso, confira algumas dicas simples que, segundo especialistas, ajudam a melhorar a saúde sem comprometer a rotina de ninguém.

#1 – Dormir bem

A primeira dica é ter um sono saudável. Você sabia que dormir mal pode prejudicar o equilíbrio do seu metabolismo? E, com isso, aumenta as chances de desenvolver doenças relacionadas ao coração e diabetes. Segundo a Doutora Clara Zanella, dormir bem é essencial para ter uma boa saúde“Nosso organismo precisa renovar as energias e o período de repouso do sono é necessário para termos uma boa saúde“. Por isso, antes de dormir evite: cafeína, exercícios físicos em excesso e refeições pesadas. Outra dica importante é tentar esvaziar a menta ao deitar, sem pensar em problemas ou tentar fazer planos futuros, porque isso gera ansiedade e insônia.

#2 – Praticar atividades físicas 

Para melhorar a saúde, sem dúvidas, é necessário se mexer! Para isso, reserve no mínimo 30 minutos do seu dia para fazer algum tipo de exercício. Segundo a Doutora Clara Zanella, quem não pratica atividades físicas tem muito mais chances de ter doenças do coração, desenvolver pressão alta, colesterol alto e até mesmo derrames. Porém, quem pratica atividade conta com:

  • Dorme melhor.
  • Mantêm os ossos e músculos mais fortes.
  • Alcança ou mantêm um peso saudável.
  • Diminui o risco de depressão.
  • Diminui o risco de morte prematura.
  • É mais alegre e produtivo, devido os hormônios liberados pela prática de exercícios.

#3 – Contar com uma alimentação saudável

A terceira dica para melhorar a saúde é cuidar da alimentação. Para isso, o primeiro passo é evitar todo tipo de excesso e ter uma disciplina alimentar. Alguns especialistas até recomendam olhar para o alimento não pelo sabor, mas pelos nutrientes que eles vão proporcionar para o seu organismo. Isso vai ajudar você a conter os impulsos alimentares. A nutricionista Gisele Amaral dá algumas dicas para manter uma alimentação saudável:

  • Diminua a quantidade de sal.
  • Inclua frutas, legumes e verduras em sua dieta.
  • Prefira arroz, cereais, massas e pães integrais, porque eles são mais ricos em fibras.
  • Beba muita água, porque ela hidrata, é extremamente necessária para regular o organismo e evita compulsões alimentares.
  • Troque os doces pelas frutas.
  • Use óleos mais saudáveis para cozinhar, como o óleo de coco e de oliva.

Agora que você já conhece algumas dicas para melhorar sua saúde, aplique-as no seu dia a dia e tenha uma vida muito mais saudável! Você também pode consultar um nutricionista para contar com uma dieta balanceada. Depois, não se esqueça de fazer uma cotação com as melhores farmácias de manipulação. E, tenha os produtos manipulados ideais para o seu novo estilo de vida!