fortalecer a imunidade

Fortalecer a imunidade: passo a passo para ser mais saudável

Fortalecer a imunidade: passo a passo para ser mais saudável

O sistema imunológico é primordial para o corpo humano, tendo como objetivo prevenir o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. Mas de que forma é possível fortalecer a imunidade? Quais são as alternativas?

Abaixo, entenda como fortalecer a imunidade e prevenir doenças. Separamos algumas dicas que poderão ser bem úteis para você.

Como fortalecer o sistema imunológico?

O primeiro passo para fortalecer o sistema imunológico é ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir as refeições que tenham gordura, reduzir açúcares e produtos industrializados que possuem corantes e conservantes.

Alguns alimentos que ajudam a fortalecer o sistema são aqueles ricos em selênio, zinco, vitaminas C e E, e em ômega 3. Por meio de suas características, eles auxiliam na produção das células de defesa. Alguns alimentos que seguem este exemplo:

Selênio: castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango

Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas

Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango

Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim,  amêndoa

Probióticos: iogurte natural e leite fermentado, tipo Kefir ou Yakult

Ômega 3: sardinha, salmão, atum e linhaça

Outro fator que ajuda a fortalecer o sistema imunológico é o estilo de vida saudável, que é uma das melhores estratégias para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre fortalecido. Desta forma, não fumantes, pessoas que têm hábitos de comer alimentos saudáveis como frutas e verduras e praticam exercícios físicos com regularidade, entre outras coisas, são essenciais. O ideal é que esses hábitos devem ser seguidos durante a vida inteira, não apenas em ocasiões em que a doenças aparecem.

Remédios para aumentar a imunidade

Mais uma boa forma de aumentar e fortalecer a imunidade do corpo é utilizar alguns remédios especialmente fabricados para esse tipo de situação. Atualmente existem suplementos alimentares em formas de cápsulas, que podem ser encontradas em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.

Apesar estarem disponíveis para serem comprados sem a necessidade de receita médica, o ideal é pesquisar e consultar especialistas para ter conhecimento do que está consumindo, porque cada organismo pode reagir de uma maneira e uso indevido, pode apenas piorar a situação.

Fortalecer a imunidade do bebê e das crianças

O fortalecimento da imunidade de bebês e crianças exige uma atenção especial, afinal, o corpo dos baixinhos ainda está em desenvolvimento.

Uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico dos bebês e crianças é por meio da amamentação, alimentos saudáveis e diversificados  à partir dos seis meses após o nascimento. Além disso, é essencial estar com as vacinas deles em dia nos momentos indicados pelos médicos pediatras e sempre promovendo bons hábitos de saúde, como não fumar próximo deles, e só dar remédios antibióticos quando indicado pelo especialista. Desta maneira, o organismo dos baixinhos pode encontrar tudo o que precisa para produzir mais células defensivas, que consigam lutar e vencer doenças, vírus, fungos e bactérias.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.