Esportes: como os suplementos podem ajudar

Esportes: como os suplementos podem ajudar

Dentre as diversas opções de suplementos, podemos citar aqueles voltados para quem pratica esportes. Eles também são conhecidos como suplementos esportivos e podem ser encontrados em forma de cápsulas, tabletes, bebidas e em pó. Eles podem ser utilizados para os mais diversos objetivos, segundo a nutricionista Cláudia Dotto: ” Os suplementos esportivos podem ser usados para ganho de massa muscular, melhorar o desempenho do treino, hipertrofia e emagrecimento.” A nutricionista destaca que independente do objetivo, é necessário consultar um especialista antes. Isso é necessário tanto para proteger a saúde da pessoa quanto para que a escolha seja feita com mais eficácia, de acordo com o metabolismo e biótipo de cada pessoa. Então, saiba um pouco mais sobre como os suplementos nutricionais podem ajudar na prática de esportes.

 #1 – Tipos de suplementos nutricionais

Existem diversos tipos de suplementos nutricionais que o nutricionista pode recomendar para melhorar seu desempenho nos esportes, sem prejudicar sua saúde. Conheça algumas características dos suplementos mais utilizados:

  • Aminoácidos: dentre as opções de suplementos para ganhar massa magra, podemos citar os aminoácidos. Isso porque, o aminoácido funciona como um tijolinho para o ganho muscular, segundo os nutricionistas.
  • Creatina: A creatina é uma substância formada por dois aminoácidos (glicina e arginina) e atua na formação de ATP no organismo, ou seja, na formação de energia. Por isso, ela é muito utilizada na nutrição esportiva, especialmente em esportes intensos e de curta duração ou intervalados, como: musculação, crossfit, lutas e corrida de curta distância (e altíssima intensidade).
  • Termogênicos: Dentre as opções de suplementos para emagrecer, podemos citar os termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura. Os termogênicos têm a capacidade de acelerar nosso metabolismo, disponibilizando as gorduras para serem queimadas e utilizadas para gerar energia. Mas, sozinhos, os termogênicos não fazem efeito, ou seja, eles devem estar aliados à dieta equilibrada e à pratica de atividade física para obter bons resultados!

#2 – Interferência do biótipo nos esportes

Todas as pessoas tem biótipos diferentes. Isso se reflete na prática de esportes. Algumas pessoas tem melhores resultados nos treinos por questões genéticas. Outras contam com mais dificuldades para emagrecer e assim por diante. Por isso, é fundamental contar com a orientação de um nutricionista para definir qual é o seu biótipo. A partir disso,  é possível criar um tratamento personalizado para melhorar seu desempenho nos esportes.

Agora que você já sabe como os suplementos podem ajudar na prática esportiva, consulte um nutricionista e adquira os seus suplementos nas melhores farmácias de manipulação.  Assim, terá um ótimo desempenho nos esportes e o melhor: vai ter mais saúde!