cuidados com a pele no verão

Verão: principais cuidados com a pele, prevenção e manutenção

Verão: principais cuidados com a pele, prevenção e manutenção

Com o início do verão, os cuidados com a pele precisam ser redobrados, pois o intenso calor, os raios ultravioletas e a desidratação podem trazer sérios riscos à saúde, indo de queimaduras ao desenvolvimento de um câncer.

Por isso, preparamos dicas valiosas para você manter a saúde da sua pele em dia e evitar problemas maiores no futuro. Confira:

O que fazer?

Algumas das doenças mais comuns no verão são: micose, queimaduras e câncer de pele, portanto, para evitá-las, o recomendado é aplicar medidas simples, como:

  1. Banho

Tome no mínimo dois banhos por dia para conservar a pele devidamente limpa e livre de suor. No momento do banho, também evite utilizar sabonetes comuns para não deixar a pele mais ressecada. A dica é comprar sabonetes antissépticos, que podem ser útil para eliminar bactérias e outros micro-organismos. Além disso, se tiver cremes hidratantes para passar no pós-banho, melhor.

  1. Protetor solar

Mais uma dica é aplicar protetor solar durante aproximadamente 20 a 30 minutos antes de sair de casa. Se puder, leve consigo um pote para passar ao longo do dia. Expor a pele ao sol por muito tempo sem proteção, é a principal receita para a criação de um câncer de pele

O protetor deve ser passado em toda a área da pele fica exposta ao sol. Assim, quem trabalha em ônibus e caminhões, pode por exemplo aplicar bastante protetor solar na braço e na mão esquerda porque estas tendem a ficar mais expostas ao sol.

  1. Ingerir bastante líquidos

Também é essencial ingerir muito líquido para evitar desidratação, que podem acontecer em poucos minutos, provocando sintomas como dores de cabeça e boca seca. Por isso o recomendado é beber de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar bem o organismo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, mas estes tem mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas.

  1. Não fazer tratamentos de pele no verão

Evite realizar tratamentos a laser ou com produtos químicos durante o verão, pois estas alternativas podem danificar severamente a pele, causando manchas que podem tornar-se irremovíveis. Se pretende fazer um tratamento, faça durante o inverno ou outono, épocas em que a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.

  1. Investir em alimentos corretos

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada.

As vitaminas são essenciais para o correto funcionamento de todos os órgãos do corpo. Por isso, faça consultas com seu nutricionista e exames periodicamente para verificar a quantidade de vitaminas em seu organismo.

Agora que você já sabe o que fazer, aplique essas dicas em sua rotina. Investir nos cuidados da pele no verão é investir em sua própria saúde.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.