colágeno manipulado

Colágeno manipulado: 5 coisas que você precisa saber sobre ele ainda hoje

Colágeno manipulado: 5 coisas que você precisa saber sobre ele ainda hoje

O colágeno manipulado é uma proteína que existe em grande abundância em nosso corpo. Porém, com o passar do tempo a produção de colágeno diminui, e o efeito disso é sentido na pele, literalmente. Por isso, confira algumas dicas e curiosidades sobre o colágeno manipulado e como ele pode ser seu aliado.

 

1) Principais curiosidades sobre o colágeno manipulado

  • Ao consumir esta proteína, faça uso da vitamina C para garantir que seu corpo possa converter o colágeno, restaurando a sua energia e vitalidade.
  • Um estudo publicado no International Journal of Medical Sciences descobriu que as pessoas com osteoartrite tratada com o tipo 2, mostraram melhorias significativas nas atividades diárias, como subir escadas, subir ou dormir e uma melhoria geral na sua qualidade de vida.
  • Quando se trata das articulações e tendões, o colágeno é a “cola” que ajuda a manter o corpo unido. Por isso, se o seu organismo não está dando conta de produzi-lo, contar com o colágeno manipulado é uma ótima opção.

2) Promove a elasticidade da pele e diminui rugas

Com a idade, o colágeno do organismo tende a diminuir, como comentamos, e isso reduz a elasticidade da pele, resultando em pele flácida e manchas. E consumir colágeno manipulado ajuda a manter a sua elasticidade. Além disso, ele diminui as rugas. Isso porque, com o passar do tempo as expressões que você fez durante toda a sua vida começam a evidenciar em seu rosto. Exposição ao sol pode agravar os efeitos, resultando em linhas finas, rugas e flacidez. As injeções desta proteína não impedirão futuras rugas, mas o colágeno manipulado serve para enchimento nas rugas com efeitos que podem durar meses. O tratamento não é permanente e terá que ser repetido se você quiser manter seus resultados.

3) Colágeno para tratamento de Cicatrizes

Ele também pode ser usado como um enchimento para cicatrizes, particularmente aquelas causadas ​​pela acne. Com o envelhecimento, sua pele pode cicatrizar mais facilmente. Com isso, as cicatrizes podem ser mais profundas e mais acentuadas. Contar com aplicação de colágeno manipulado nas cicatrizes pode ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar essa aparência.

4) Dentes e intestino mais saudáveis

Você sabia que o colágeno manipulado vai muito além de que um dos melhores produtos manipulados para o rosto? Ele também ajuda na saúde dos dentes, unhas fortes e cabelos vibrantes. Mas não para por aqui, os aminoácidos encontrados nele têm o poder de acalmar e ajudar no revestimento intestinal saudável. Ele também é extremamente rico no aminoácido glicina. Este aminoácido é um ingrediente chave para a desintoxicação no fígado.

5) Conte com ele para fortalecer os músculos

É prática comum para os atletas ingerir aminoácidos, com o objetivo de recuperarem mais rápido e, finalmente, melhorarem o desempenho. Isso é a base dos suplementos pós-treino. Mas o que muita gente não sabe é que a fonte rica de aminoácidos encontrados no colágeno pode proporcionar a manutenção do tecido muscular em todo o corpo.

 

[Bônus] Principais dúvidas sobre o colágeno

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo quando substâncias como a vitamina C são ingeridas no corpo. Existem vários tipos de colágeno, desde o tipo I até o XII, presente em praticamente todo o organismo. O colágeno a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total de proteínas.

Proteína de rápida absorção, o colágeno contribui para a elasticidade e resistência da saúde das unhas e cabelos, além de ser responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações. Cada atividade desta proteína é estabelecida por diferentes tipos de colágeno, sendo que todos participam da formação de alguma parte do corpo. O colágeno tipo I, por exemplo, faz parte da constituição dos tendões e do tecido conjuntivo frouxo e denso.

 

Colágeno UC-II

Já o colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem, sendo responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Este é fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, garantindo-se assim a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1. Ele é indicado para pessoas que sofrem com osteoartrite de origem autoimune e artrite reumatoide.

Os colágenos do tipo X, XI e XII, por sua vez, participam da formação da cartilagem e também são essenciais para o organismo.

 

Como tomar colágeno?

Para repor o colágeno no organismo, existem diversas maneiras. Pode-se fazer uma alimentação rica nesses nutrientes, consumindo alimentos ricos em colágeno como:

  • Carnes vermelhas;
  • Carnes brancas;
  • Gelatina;
  • Geleia de mocotó.

A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos. Porém, é recomendado que tome sempre o colágeno junto com alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, ananás ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo.

Para facilitar essa mistura, existem outras formas de ingerir colágeno, como suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em cápsulas, pó ou comprimidos, que também ajudam a repor os níveis de colágeno no corpo. Desta forma, é possível tomar as cápsulas com as frutas ou ainda misturar os colágenos em pó com sucos para ingerir junto da vitamina C. Alguns exemplos de suplementos:

  • BioSlim Colágeno – Herbarium: colágeno em pó que deve ser diluído em líquidos antes de tomar;
  • Collagen – Performance Nutrition: colágeno na forma de cápsulas;
  • Colágeno hidrolisado – Sanavita: suplemento de colágeno em pó com zinco, vitamina A, C e E.

Estes suplementos, podem ser comprados em farmácias, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou lojas on-line por exemplo. Além disso, o tratamento com estes suplemento deve prolongar-se durante um mínimo de 9 meses, sendo recomendada uma dose máxima diária de 9 gramas de colágeno.

 

O que é o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo corpo, ajudando a melhorar o aspeto da pele e a fortalecer articulações, unhas e cabelo. Este suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó, que deve ser diluído em água, sucos ou chás.

A suplementação com colágeno normalmente é recomendada a partir dos 30 anos, mas também pode ser usada mais cedo por pessoas que passam muito tempo no sol ou que fumam, pois esses fatores pioram a saúde da pele e estimulam o envelhecimento. O preço do colágeno hidrolisado varia de acordo com a forma de apresentação do suplemento, sendo de aproximadamente 20 reais para 150 gramas de pó, e 30 reais para 120 cápsulas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.