8 coisas para se fazer antes das 8 horas da manhã que melhoram a qualidade de vida

8 coisas para se fazer antes das 8 horas da manhã que melhoram a qualidade de vida

A rotina da maioria das pessoas está cada vez mais corrida e agitada, com vários compromissos profissionais, pessoais e ainda precisa sobrar um tempinho para cuidar da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Pensando nisso, Benjamin Hardy, doutor em psicologia organizacional, indica algumas atividades a se fazer antes das 8 da manhã  que melhoram significativamente a qualidade de vida das pessoas. Segundo o doutor, as pessoas precisam arrumar um tempo para progredir todos os dias: “Se você não encontra tempo todos os dias para progredir e melhorar, sem dúvidas, seu tempo vai acabar no vácuo da sua vida. Antes que você perceba, você vai ser velho e murchado, perguntando-se onde todo esse tempo foi”. Então, conheça algumas dicas do doutor Hardy para aproveitar melhor o seu tempo a favor da sua qualidade de vida.

#1 – Tenha uma noite saudável de sono: nunca durma menos de 6 horas por noite

Segundo o doutor Hardy, o sono é tão importante quanto comer e beber água, mas mesmo assim, muitas pessoas não dormem o suficiente e apresentam problemas gravíssimos, que se estendem em todas as áreas da vida da pessoa, desde o estresse até inflamações. Por outro lado, com um sono saudável você pode garantir:

  • Facilidade de memorização.
  • Vida mais longa.
  • Diminuição de inflamações.
  • Aumento da criatividade.
  • Mais atenção e foco.
  • Diminuição da gordura e aumento da massa muscular (aliada com exercícios).
  • Menos estresse.
  • Diminuição da dependência de estimulantes como a cafeína.
  • Diminuição do risco de acidentes.
  • Diminuição do risco de depressão.

#2 – Oração e meditação para facilitar a clareza e a abundância

Segundo o doutor Hardy, para ter uma boa qualidade de vida, a oração e meditação devem estar sempre presentes. “Depois de acordar de uma sessão de sono saudável e repousante, a oração e meditação são cruciais para orientar-se para ter um dia mais positivo. Assim, o foco é expandido”. Tudo isso contribui diretamente para aumentar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida. Segundo o doutor, ambos são focados na gratidão, e quando as pessoas agradecem, elas atraem mais coisas boas e positivas para a vida delas. “A gratidão pode ser a chave mais importante para o sucesso. Se você começar todas as manhãs colocando-se em um espaço de gratidão e clareza, vai atrair o melhor que o mundo tem para oferecer”.

#3 – Praticar atividade física

Já foi provado cientificamente que a atividade física contribui para uma boa qualidade de vida e bem-estar instantâneo. Apesar disso, muita gente ainda não inclui a atividade física como um hábito. Segundo o doutor Hardy, praticar atividade física logo pela manhã gera um fluxo intenso de inspiração e foco: “Se você quer estar entre as pessoas saudáveis, felizes e produtivas, adquira o hábito de exercícios regulares”.

#4 – Consuma 30 gramas de proteína no café da manhã

Donald Layman, professor emérito de nutrição da Universidade de Illinois, recomenda consumir pelo menos 30 gramas de proteína no café da manhã. Da mesma forma, Tim Ferriss, em seu livro The 4-Hour Body recomenda 30 gramas de proteína 30 minutos após acordar. Isso ocorre porque os alimentos ricos em proteínas gera a sensação de satisfação por mais tempo do que os outros alimentos. Isso acontece porque eles levam mais tempo para ser digeridos.

#5 – Tome um banho gelado

Você sabia que um banho frio logo pela manhã facilita o bem-estar físico e mental? É isso mesmo! Além disso, se você tomar um banho frio regularmente pode fortalecer o sistema imunológico, linfático, circulatório e digestivo, que melhoram a qualidade de vida. Segundo o doutor Hardy, o banho frio também pode ser um ótimo aliado ao exercício físico: “Ele também pode aumentar a perda de peso, porque aumenta o metabolismo”.

#6 – Ouvir ou ler conteúdo edificante

Segundo o doutor Hardy, pessoas comuns procuram entretenimento e pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado. É comum que as pessoas mais bem sucedidas do mundo leiam ao menos um livro por semana. O próprio Hardy afirma começar um livro audio por semana durante o caminho entre o campus que dá aula e a casa dele. Você não precisa começar lendo um livro por semana se ainda não tem o hábito da leitura, mas comece determinando uma meta de um livro por mês, depois um livro a cada 15 dias e assim por diante. Isso vai ajudar bastante a ampliar seu repertório intelectual e em própria qualidade de vida.

#7 – Reveja sua visão da vida

A sétima dica do doutor Hardy para melhorar sua qualidade de vida consiste em rever a visão de vida. Comece anotando seus objetivos de curto e longo prazo. Depois, pense sobre eles todos os dias. “Se você pensa sobre os seus objetivos todos os dias e passa seus dias trabalhando em direção a eles, eles se realizaram”. Isso porque, alcançar metas é algo científico, não existe nenhum segredo, basta saber aonde quer chegar e trabalhar todos os dias para que isso aconteça.

#8 – Tenha força de vontade

Realizar metas é algo que melhora tanto a qualidade de vida das pessoas quanto a força de vontade. Por isso, o doutor Hardy compara a força de vontade com um músculo, que se esgota quando exercitado, mas ao mesmo tempo torna-se mais resistente e flexível. Charles Duhigg também faz a mesma comparação no livro “O poder do hábito”, citando diversas pesquisas que afirmam que quanto mais força de vontade as pessoas tiverem, mais elas vão ter a longo prazo.

Agora que conhece essas dicas, converse com seu nutricionista, ou médico, e busque sempre formas de suplementação e tratamento personalizados. Você é único, merce algo feito só para você. Conte com o Manipulaê para te ajudar com suas cotações e para te conectar com farmácias de manipulação comprometidas com o consumidor.