10 passos para ter uma vida saudável e uma rotina equilibrada

10 passos para ter uma vida saudável e uma rotina equilibrada

Levar uma vida saudável parece algo impossível em um primeiro momento, e temos que admitir que dar o primeiro passo é um desafio e tanto. Mas, com algumas mudanças simples e com as dicas que listamos a seguir, viver por muitos e muitos anos com saúde é, sim, possível.

  1. Alimente-se de forma saudável.

Um primeiro passo essencial é optar por mais alimentos integrais, substituindo os carboidratos. Quando a alimentação é deficiente, o sangue tem dificuldade em fazer o transporte de oxigênio, em nutrir os tecidos e também em regular o PH dos líquidos corporais. Os alimentos integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo o funcionamento melhor do intestino.

  1. Beba bastante água ao longo do dia.

O consumo de líquido faz com que o metabolismo esteja em constante movimento, mantendo a atividade das células corporais e o funcionamento melhor do intestino. Nutricionistas utilizam um cálculo que pode ser seguido como parâmetro para saber quanto cada pessoa realmente precisa para ficar hidratada. O cálculo é o resultado da multiplicação do peso corporal por 30 ml. Por exemplo: uma pessoa de 60 kg x 30 ml = 1.800 ml, necessita de aproximadamente dois litros de água.

  1. Pratique exercícios físicos

Da mesma forma que precisamos repousar para repor as nossas energias gastas durante o dia, o nosso corpo também precisa se manter em movimento em horário oportuno. Tire alguns momentos de seu dia para se dedicar a exercícios físicos. A prática de exercícios mantém o bom funcionamento das artérias, auxilia o trabalho do coração e libera também a endorfina, que provoca a sensação de bem-estar.

  1. Evite tomar refrigerantes

O consumo excessivo de refrigerante pode causar diabetes e obesidade. Já o consumo de sucos prontos, pode provocar o aumento da pressão arterial. O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.

  1. Faça atividades ou hobbies que goste

Se distrair, sair um pouco dos problemas do dia a dia são hábitos que fazem bem a saúde. Ter um hobby é sinal de autoconhecimento e de autoestima porque, no momento em que você está executando uma ação em que está tendo prazer – e ajuda a passar o tempo de uma forma saudável e agradável –, você está estimulando a autoestima. Está mostrando para si que tem escolhido ações que estão sendo agradáveis, que estão te beneficiando

  1. Não tome rémedios sem a observação médica

O uso indevido de remédio pode causar muitos problemas à saúde, tome muito cuidado e procure ajuda de um especialista. Tomar medicamentos sem prescrição pode causar efeitos colaterais intensos, oculta sintomas de doenças mais graves, prejudica o fígado e o rim, facilita o desenvolvimento de superbacterias, pode causar dependência, entre outros diversos riscos.

  1. Durma bem

Dormir bem está completamente relacionado a nossa saúde e vida longa. Noites maldormidas são inimigas da longevidade, pois têm impacto negativo em diversas funções metabólicas e endócrinas. Um fato curioso é o de que passar a madrugada se revirando na cama sem dormir tem resultados semelhantes aos de uma embriaguez leve. O ideal é tentar dormir mais cedo e buscar um sono de qualidade. Para isso, desligue os aparelhos eletrônicos luminosos pelo menos uma hora antes de se deitar, deixe o quarto escuro, escolha um colchão de qualidade e preze pela tranquilidade do ambiente.

  1. Cultive bons relacionamentos.

A vida em sociedade faz com que o homem lide melhor com o outro, melhorando o seu emocional e até o seu desenvolvimento social. Sob o olhar da medicina chinesa, é muito importante que as pessoas tenham a troca afetiva, que é fundamental para manter as funções do coração. Mesmo que você goste de se sentir isolado as vezes, não deixe que isso seja algo tão intenso.

  1. Não deixe de manter a sua higiene corporal

É importante que esteja sempre atento a bactérias, parasitas, alergias, intoxicações e infecções. Muitas doenças são causadas por alimentos, preste atenção a estes riscos. Procure sempre cumprir com uma rotina de higiene. Do banho diário a escovação dos dentes.

  1. Não use drogas, não fume e não beba álcool

Esteja ciente de que esses vícios são prejudiciais a saúde e que se você quer ter uma vida longa, deve se livrar deles. Cigarro, álcool e drogas são substâncias com um alto risco a saúde, levando ao desenvolvimento de doenças seríssimas e irreversíveis muitas vezes. Evite o máximo tudo isso.

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